sábado, 1 de maio de 2010

Ritchie/Vímana



Richard David Court, ou Ritchie (Beckenham, 6 de março de 1952) é um cantor e compositor inglês radicado no Brasil, autor de diversos sucessos como "Menina Veneno" , "A Vida Tem Dessas Coisas", "Pelo Interfone", "Casanova" e "Voo de Coração".



 Biografia

No dia 6 de março de 1952, Richard David Court veio ao mundo, em Beckenham, condado de Kent, sul da Inglaterra. Filho de pai militar, morou em vários países, como Quênia, Dinamarca, Itália, Alemanha, Iêmen do Sul e Escócia.
Embrenhou-se na música cantando no coral de uma igreja na Alemanha. Foi interno na Tormore School e Sherborne School para, alguns anos depois, ingressar no curso de literatura inglesa na Universidade de Oxford. Com 20 anos, abandonou os estudos para tocar flauta na banda londrina Everyone Involved, com quem gravou o LP-protesto Either/Or junto com outras bandas que contestavam a construção de um viaduto sobre Picadilly Circus, em West End. O LP foi distribuído gratuitamente. Durante as gravações desse disco Ritchie foi apresentado a um grupo de brasileiros pelo guitarrista Mike Klein. Entre eles estavam Lucinha Turnbull, Rita Lee e Liminha, estes dois últimos dos Mutantes, em visita à capital inglesa para comprar instrumentos. Ficaram amigos e o convite para conhecer o Brasil foi feito.
No final de 1972, Ritchie desembarcou em São Paulo, onde formou a banda Scaladácida  com o baterista Azael Rodrigues, o guitarrista Fabio Gasparini e o baixista Sérgio Kaffa. O grupo fez vários shows na cidade e foi sondado pela gravadora Continental. Mas Ritchie ainda não tinha o visto de permanência e o contrato não foi assinado. Scaladácida terminou suas atividades no final de 1973 e Ritchie se mudou para o Rio de Janeiro com sua esposa, a arquiteta e estilista Leda Zuccarelli.
Na capital fluminense, deu aulas de inglês para músicos como Egberto Gismonti e Paulo Moura, e integrou o grupo de jazz-rock Soma (Bruce Henry, baixo; Alírio Lima, percussão; Tomás Improta, piano) como backing vocal e flautista.
Em 1975, reforça os quadros d’A Barca do Sol, grupo então composto por Nando Carneiro (violão, guitarra e vocal), Muri Costa (violão, viola e vocal), Jaques Morelenbaum (celo, violino e vocal), Beto Rezende (viola e percussão) e Alain Pierre (baixo e percussão).
“Em determinado momento, sugeri que eu cantasse em vez de tocar flauta e fui prontamente despedido da banda!”, confessou em seu site oficial.
Ainda em 75, juntou-se à segunda escalação do progressivo Vímana e assumiu, finalmente, os microfones para cantar em inglês.


 Faixas


01 - Perguntas (Ao vivo no MAM)
02 - Masquerade (Ao vivo no MAM)
03 - On the rocks (Ao vivo no MAM)
04 - Cada vez (Ao vivo no MAM)
05 - Zebra (Estúdio)
06 - Maya (Com Luiza Maria)
07 - Lindo Blue (Com Walter Franco, Sergio Dias e Arnaldo Baptista)
08 - Masquerade (Estúdio)
09 - Avô do Jabor (Com Marília Pêra)
10 - Perguntas (Ao vivo no Hollywood Rock 75)
11 - Riacho do navio (Com Fagner)
12 - Antonio Conselheiro (Com Fagner)

Download

A banda, formada por Lobão (bateria), Luiz Simas (teclados), Lulu Santos (guitarra) e Fernando Gama (baixo), participou da peça musical A Feiticeira, de Marília Pêra, e fez shows principalmente no Museu de Arte Moderna, no Teatro Galeria e no Teatro Tereza Rachel, todos no Rio.
“Fomos convidados para fazer um teste no que seria o primeiro estúdio de 24 canais no Brasil. A fita chegou a ser realizada com um material que daria um LP, e, posteriormente chegaram a ser fabricadas algumas cópias de um compacto simples com uma música minha em parceria com o Lulu e o Ritchie, chamada ‘Zebra’. Garanto a vocês que era patético... mas foi muito engraçado”, declarou Lobão, que integrou a banda como baterista aos 17 anos.
O compacto, lançado em 1977 pela Som Livre, trazia “Zebra” e “Masquerade” (esta com letra em inglês, do Ritchie. No ano seguinte, passaram a tocar como banda de apoio do tecladista suíço Patrick Moraz (Yes, Moody Blues). Insatisfeito, Lulu deixou a banda para seguir carreira-solo. O Vímana segurou o fôlego até 1978, quando encerrou os ensaios de uma vez.
Em 1980, Ritchie recebeu o convite de Jim Capaldi, do Traffic, para regressar a Londres e participar de seu álbum solo, Let the Thunder Cry, como vocalista e arranjador. No elenco desse disco, figuram o saxofonista Mel Collins (King Crimson), o percussionista Reebop Kwaku-Baah (Traffic) e os bateristas Andy Newmark (John Lennon) e Simon Kirke (Free, Bad Company).,
De volta ao Brasil, em 1982, procurou Bernardo Vilhena, letrista do Vímana, para compor seu primeiro trabalho-solo cantado somente em português. Liminha, naquele momento produtor da Warner, ajudou a gravar em 4 canais a demo de "Menina Veneno". As vendas do compacto simples (CBS), lançado em fevereiro de 1983 com "Menina veneno" e "Baby, meu bem", ultrapassaram as 500 mil cópias, um marco na história do mercado fonográfico brasileiro.
Porém, o sucesso galopante chegou mesmo com o LP Vôo de Coração (Epic/CBS), em junho de 1983. Um milhão e duzentas mil cópias do álbum ("Menina veneno", "A vida tem dessas coisas", "Casanova", "Pelo interfone" e a faixa-título) evaporaram das lojas.


 Faixas

  1. "No Olhar" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  2. "A Vida Tem Dessas Coisas" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  3. "Voo de Coração" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  4. "Casanova" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  5. "Menina Veneno" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  6. "Preço do Prazer" (Ritchie)
  7. "Pelo Interfone" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  8. "A Carta (The Letter)" (Thompson)
  9. "Parabéns Pra Você" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  10. "Tudo Que Eu Quero (Tranquilo)" (Ritchie)


Além de Ritchie (voz, Casio MT40 e flauta), o disco contou com os músicos Lulu Santos, Liminha e Steve Hackett (guitarras), Lauro Salazar (piano e sintetizadores), Liminha (baixo), Lobão (bateria), Zé Luis (sax), Chico Batera (percussão) e a turnê de divulgação do álbum circulou por mais de 140 cidades.
Em 1984, ganhou o Troféu Imprensa na categoria Cantor do Ano, onde concorria com Roberto Carlos e Tim Maia. Nesse ano, lançou E a Vida Continua (EPIC/CBS), que manteve a parceria com Bernardo Vilhena (“A Mulher Invisível”, com Steve Hackett), “Insônia” e “O Homem e a Nuvem”, “Trabalhar é de Lei”, “Mulheres!”, “Só Pra o Vento”(Tema da novela da globo A Gata Comeu de 1985 ) além de novas parcerias com Chris Moore (na faixa, “Gisella”), e os comparsas Lobão (em “Bad Boy”) e Liminha (em “Bons Amigos”), este último produtor do álbum, além das autorais e a faixa-título.


Faixas


  1. A Mulher Invisível" (Ritchie, Bernardo Vilhena, Steve Hackett)
  2. "Bons Amigos" (Ritchie, Liminha)
  3. "Insônia" (Bernardo Vilhena, Ritchie)
  4. "Bad Boy" (Lobão, Ritchie)
  5. "Gisella" (Chris Moore, Ritchie)
  6. "Trabalhar é de Lei" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  7. "Mulheres" (Bernardo Vilhena, Ritchie)
  8. "Só Pra o Vento" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  9. "E A Vida Continua " (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  10. "O Homem e a Nuvem" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
Download

A partir de 1985, interessou-se pela música eletrônica e à produção de arquivos MIDI de ritmos brasileiros para uso digital. Nesse ano, engatou seu terceiro disco solo, Circular, o último pela CBS.



Faixas


  1. "Telenotícias" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  2. "O Trem Vai" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  3. "Um, Dois, Três e Já" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  4. "O Nome do Amor" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  5. "Nesse Avião" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  6. "Ela Me Descartou" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  7. "Overdose" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  8. "Coisas do Coração" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  9. "Favela Music " (Jim Capaldi)
  10. "Nenhum Lugar" (Ritchie, Bernardo Vilhena)

Em 1986, a música “Transas”, de Nico Resende e de Paulinho Lima, tecladista e empresário de Ritchie, respectivamente, tornou-se tema da novela "Roda de "Fogo", da TV Globo. O compacto foi premiado com o Troféu Villa Lobos, por ter sido o mais vendido do ano.
Já em nova gravadora (Polygram), Ritchie lançou em 1987 o LP Loucura & Mágica, que embalsamou o sucesso do ano anterior, “Transas”, e promoveu uma curiosa parceria com Cazuza (“Guerra Civil”). No cardápio, “Tudo Noralm”, “Mentira” e (todas com Bernardo Vilhena, e a última, com a colaboração de Lauro Salazar), “Forças de Dentro” (Kiko Zambianchi), “Me Gusta la Rumba” (Paulinho Lima e Torcuato Mariano) e “Meantime” (navamente co Steve Hackett nas guitarras.



Faixas


  1. "Tudo Normal" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  2. "Me Gusta La Rumba" (Torcuato Mariano, Paulinho Lima)
  3. "Loucura e Mágica" (Ritchie, Antonio Cicero)
  4. "Mariana" (Ritchie, Bernardo Vilhena, Lauro Salazar)
  5. "Transas" (Nico Rezende, Paulinho Lima)
  6. "Guerra Civil" (Ritchie, Cazuza)
  7. "Mentira" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  8. "Forças de Dentro" (Kiko Zambianchi)
  9. "Meantime" (Poema de Fernando Pessoa musicado por Ritchie)

Nos anos seguintes, lançou Pra Ficar Contigo (1988) e Sexto Sentido (1990), todos pela Polygram, mas o sucesso do primeiro álbum, de 1983, passou longe desses.



Faixas


  1. "Pra Valer" (Fred maciel, Paulinho Lima)
  2. "Pra Ficar Contigo" (Vinicius Cantuária)
  3. "Déjà Vu" (Casaverde, Fausto Nilo)
  4. "Horizonte Perdido" (Ritchie, Bernardo Vilhena)
  5. "A Sombra da Partida" (Luiz Paulo Simas/Ritchie/Bernardo Vilhena)
  6. "A Vida Não Espera" (Ritchie, Aldeone Santos, Ronaldo santos, Bernardo Vilhena)
  7. "Olhos de Video Tape (Ojos de Video Tape)" (Charly Garcia, versão: Ritchie)
  8. "Temporal" (Ritchie, Fausto Nilo)
  9. "Black Magic Woman" (Peter Green)
  10. "O Eterno Verão" (Ritchie/Ronaldo Bastos)
Download


Segundo Ritchie, um dos fatores que explicam sua queda de popularidade, foi o desentendimento que teve com Leleco Barbosa, filho de Aberlado ‘Chacrinha’ Barbosa, em 1984.
"Não pude fazer um dos shows que os artistas que apareciam no programa do Chacrinha faziam pelo subúrbio do Rio. O Leleco me baniu do programa ... Senti que eu era carta marcada para sair de cena. Incomodou muito o fato de um estrangeiro ser eleito cantor do ano. Estavam começando a falar que o Ritchie vendia mais discos do que o Roberto Carlos. Com o Plano Collor decidi sair mesmo", declarou ao Jornal da Tarde em 2002.
Mesmo com a carreira-solo pendurada, Ritchie integrou a banda Tigres de Bengala, ao lado de Cláudio Zoli, Vinícius Cantuária, Mu & Dadi (A Cor do Som) e Billi Forghieri (Blitz). O combinado lançou um álbum homônimo em 1993, pela Polygram.
Cada vez mais interessado por computadores e menos à vontade com a indústria musical no país, Ritchie se tornou websound designer e assinou a criação e a implantação de softwares de áudio em sites como o da Usina do Som, o do portal international Yahoo!Digital e o da página do poeta Carlos Drummond de Andrade e o site do Lulu Santos, este último indicado entre os melhores sites de música pelo iBest em 1997.
Mas, em 2002, 12 anos após sua última investida solo no universo fonográfico, Ritchie aceitou o convite do jovem produtor Rafael Ramos (João Donato, Ultraje a Rigor, Los Hermanos) para fazer um novo álbum.
Ao contrário de outros artistas oitentistas que reapereceram no início de 2000 com regravações dessa época, Ritchie apostou no ineditismo. O álbum Auto-fidelidade (Deck Disc) revelou parcerias com Erasmo Carlos, Bernardo Vilhena, Nelson Motta, Ronaldo Bastos e Alvin L.. São 14 faixas (5 cantadas em inglês) em que a crença pop do artista se mostrou intacta, apesar da instrumentação e dos arranjos revelarem a evolução estética pela qual Ritchie passou.
Em 2005, Ritchie participou do bem sucedido DVD, "Multishow Anos 80 Ao Vivo", junto de outros artistas da época, e fez muitos shows Brasil afora com a turma do disco, Leo Jaime, Leoni e Kid Viníl, entre outros.
Em 2008, Ritchie fundou seu próprio selo e gravadora, a PopSongs, e lançou, em julho de 2009, o CD, DVD e Bluray independente, "Outra Vez (ao vivo no estúdio)", com regravações de seus maiores sucessos, além de duas inéditas, a faixa-título, "Outra Vez", em parceria com Arnaldo Antunes e "Cidade Tatuada", com letra de Fausto Nilo.
"Ritchie - Outra Vez (ao vivo no estúdio)" é o primeiro disco Bluray de um artista a ser 100% produzido, autorado e fabricado no Brasil.

Discografia

Videografia

Voo de Coração[é o primeiro álbum do cantor Ritchie lançado em 1983 pela gravadora Epic/CBS. Produzido por Vinyl, este álbum obteve um grande sucesso, chegando a vender mais de um milhão de discos. Possui grandes sucessos como "Voo de Coração", "Menina Veneno" e "A Vida Tem Dessas Coisas". Este disco teve a participação dos músicos Lulu Santos, Liminha, Lobão e Steve Hackett.



Banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário