quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ultraje a Rigor

Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início dos anos 80 em São Paulo. Idealizada por Roger Rocha Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil devido aos hits "Inútil" e "Mim Quer Tocar".




Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir Sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional, além de receber recentemente o título de melhor álbum brasileiro pela Revista MTV.[carece de fontes?]
A banda é um grande marco no cenário do rock nacional. Sua formação inicial era Roger, Leonardo Galasso (bateria, mais conhecido como Leôspa), Sílvio (baixo) e Edgard Scandurra (guitarra solo). Mal o nome foi adotado, Sílvio saiu para dar lugar a Maurício Defendi. Hoje, apenas Roger, idealizador da banda, continua desde a formação original.

História

Princípio (1980 a 1988)

O grupo Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers[1] - principalmente Beatles, punk rock e new wave. A primeira formação, composta de Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, começou a fazer pequenos shows em bares.[1] Em 1982, decidiram o nome da banda: Ultraje a Rigor, um trocadilho com "Traje a Rigor", direcionado a irreverência das canções deles. Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como "Ultraje", mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, havia ouvido errado e dito: "hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?". O trocadilho fez sucesso e o nome "Ultraje a Rigor" foi adotado.[1]
Brevemente, Silvio deixou a banda e foi substituído por Maurício Defendi. Em abril de 1983, a nova formação participa do primeiro show da banda apenas com composições próprias.[1] Após um desses shows, assinaram um contrato de gravação com o produtor Pena Schmidt, que fazia parte da WEA e trabalhou também com artistas como o Ira! (do qual Edgard fazia parte) e os Titãs. Eles haviam gravado seu primeiro single, "Inútil" e "Mim Quer Tocar", que, por problemas com a censura, não foi liberado até outubro daquele ano. Edgard, já membro do Ira!, encontrou-se impossibilitado de continuar a dividir seu tempo entre duas bandas e optou pela segunda. O jovem Carlo Bartolini, conhecido como Carlinhos, foi chamado para seu lugar.[1] Em 1984, com a nova formação, gravaram seu segundo single, "Eu Me Amo" e "Rebelde Sem Causa".




A primeira canção teve relativo sucesso, incentivado pela coincidência de seu refrão com o da canção "Egotrip", da Blitz. Porém, a segunda canção, cuja execução foi iniciada em Janeiro de 1985, foi determinante para o sucesso da banda.
Seu primeiro LP, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado alguns meses mais tarde, fez grande sucesso.

 

 Faixas

1. "Nós Vamos Invadir sua Praia"   Roger Moreira 4:18
2. "Rebelde sem Causa"   Roger Moreira 3:23
3. "Mim Quer Tocar"   Roger Moreira 3:51
4. "Zoraide"   Roger Moreira 3:28
5. "Ciúme"   Roger Moreira 4:09
6. "Inútil"   Roger Moreira 3:37
7. "Marylou"   Edgard Scandurra/Maurício/Roger Moreira 2:18
8. "Jesse Go"   Maurício/Roger Moreira 3:52
9. "Eu Me Amo"   Roger Moreira 3:34
10. "Se Você Sabia"   Roger Moreira 3:39
11. "Independente Futebol Clube"  


Foi o primeiro LP de Rock no Brasil a ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina.[1] A maior parte de suas músicas tinham generalizado sucesso e a banda quebrou recordes de público em diferentes locais em todo o país, como o Canecão, no Rio de Janeiro. No início de 1986, gravam um LP chamado Liberdade Para Marylou, com uma versão remixada de "Nós Vamos Invadir Sua Praia", a canção inédita "Hino dos Cafajestes" e uma versão de "Marylou" em ritmo de Carnaval, que foi bastante tocada nos bailes de carnaval da época.



Em 1987, durante as gravações do segundo LP, "Sexo!", Carlinhos (com a possibilidade de uma mudança para Los Angeles para formar sua própria banda), deixou a banda e Sérgio Serra o substituiu.[1] Faixas

Download

O segundo álbum foi tão bem sucedido quanto o primeiro, com a canção "Eu Gosto de Mulher" atingindo um máximo de 96#, no Hot100Brasil.[carece de fontes?] O sucesso do álbum levou a mais shows por todo o Brasil e a escrita de mais músicas.

Maturidade e mudanças

Em 1989, mais maduros e um pouco cansados pelas constantes turnês, é gravado o terceiro disco, "Crescendo".

Faixas




O álbum vendeu bem, mas os meios de comunicação social estava a começar a perder o seu interesse em Ultraje após quatro anos de sucesso. Mesmo assim, o grupo ainda provocou polêmica, ao fazer uma provocação ao anúncio do fim da censura oficial, com a canção "Filha da Puta". A canção foi censurada extra-oficialmente, em muitas estações de rádio e programas de TV, o que dificultou a promoção do álbum. Outras canções picantes com temas como "O Chiclete" e "Volta Comigo", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas. Daí pra adiante deu-se início aos anos 90 e aí já é outra história...


Integrantes


Ex-integrantes
  • Leonardo Galasso (Leôspa) - bateria (1980-1990)
  • Sílvio - baixo (1980-1981)
  • Edgard Scandurra - guitarra solo (1981-1983)
  • Maurício Defendi - baixo (1981-1989)
  • Carlo Bartolini (Carlinhos) - guitarra solo (1983-1987)
  • Andria Busic - baixo (1988-1989)
  • Flávio Soares Suete - bateria (1990-2002)
  • Osvaldo Fagnani - baixo (1989-1990) (em 2005, Oswaldo retornou ao Ultraje como tecladista e backing-vocal da banda de apoio do grupo)
  • Heraldo Paarmann - guitarra solo (1990-2002)
  • Sergio Luis Graciano Petroni (Serginho) - baixo (1990-1999)
  • Sérgio Henrique Figueiredo Serra (Sérgio Serra) - Guitarra (1987-1990) (2002-2009)

Discografia

EPs

Álbuns de estúdio

Coletâneas

Álbuns ao vivo


Discos:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário